2e) Como calcular o índice pluviométrico de uma região :
O índice pluviométrico do semi-árido nordestino não é um índice baixo, muito pelo contrário, é um índice atípico para regiões semi-áridas. No entanto, a evaporação na região nordeste é altíssima principalmente porque os raios solares incidem muito perpendiculares ao solo.
Enquanto os índices pluviométricos do Nordeste Brasileiro semi-árido são de até 800mm (80 cm de profundidade de água em nosso reservatório de superfície de 1m², durante o ano todo), a evaporação na região é de 2000mm (2m de profundidade). Ou seja, toda a água do reservatório secaria e, caso houve mais água até a marca 1200mm, ela também secaria. Portanto, há uma espécie de déficit, um balanço hídrico negativo. Isso confere à região a classificação semi-árida.
É interessante, no entanto, estabelecer algumas comparações entre alguns índices pluviométricos. De maneira bastante sintética, podemos dizer que, se há precipitação pluviométrica, existem meios técnicos disponíveis de evitar que essa água se perca, que não volte aos céus.
Índices Pluviométricos (aproximados, existe grande variação entre anos e entre municípios, não há valor científico):
Semi-Árido nordestino. 350mm-800mm
Deserto de Negev. 50mm-300mm
Cidade de São Paulo. 1400mm
Nenhum comentário:
Postar um comentário